PLAYA
DEL CARMEN
Escolhemos Playa del Carmen para ficar por 3 noites e 4 dias, achei que tinha mais a ver com o nosso perfil. Depois
nos hospedamos por 1 noite e 1 dia em Valladolid e 1 noite e 1 dia em Cancun (e
mais 1 manhã, que só deu mesmo para arrumar as malas e admirar a paisagem pela
varanda do apartamento).
 |
| Calle Quinta Avenida - Playa del Carmen |
Em Playa del Carmen ficamos hospedados
numa acomodação do AirBnb na C.T.M. (uma avenida movimentada, pros padrões
de pouco movimento de lá), bem perto de onde começa a Calle Quinta Avenida, a rua principal da cidade.
Dá pra fazer tudo caminhando por Playa, a Calle Quinta Avenida é uma gracinha e
vale muito a pena caminhar por ela todinha, é longa, mas vale ir fazendo
paradas e curtindo cada pedacinho. É nela que você encontra restaurantes, lojas das mais caras e famosas até as mais regionais e simples, mercadinhos, bares, enfim, tem de tudo.
De Playa del Carmen você está mais perto
de Tulum (onde há praias lindas e as ruínas de Tulum), dos parques
da rede X-Caret e de muuuitos cenotes (falo sobre cenotes mais a frente).
 |
| Ao final da Calle Quinta Avenida tem esse letreiro |
A praia de Playa del Carmen é linda, claro, mas
não é tão linda quanto as que vi em Cancun e Tulum. Mas mar é de lua
(literalmente...rs.), às vezes em um dia uma praia está mais bonita e no outro
menos. E como eu estou falando do mar do Caribe, não dá nem pra comparar com
nenhuma praia que eu já tenha visto antes, são todas incrivelmente lindas.
Cenotes
Os cenotes merecem um post à parte, são incríveis, mas falarei rapidamente
dos que eu conheci.
Antes vou tentar explicar o que são cenotes, mas só conhecendo pra acreditar que existem mesmo! A minha visão inicial, e absolutamente leiga, era que: cenotes são como
cavernas com água dentro! haha.
A história que se conta é que meteoros caíram nessa região há milhares de anos atrás e se formou uma rede de rios subterrâneos, que é muito extensa e que
ainda está sendo mapeada (por isso, a cada vez que você lê sobre cenotes há
sempre alguns novos sendo descobertos).
Há cenotes abertos (que parecem lagos),
há cenotes semi-abertos, onde o sol bate em determinados momentos do dia e há
os fechados, que são os que se parecem com cavernas, como eu imaginava. São
todos lindos e especiais, e se eu pudesse, teria ficado todos os dias apenas
conhecendo cenotes (mentira!! 1 diazinho eu tiraria pra uma praia em Cancún...
rs).
É importante entender que os cenotes ficam dentro de propriedades privadas, então sempre terá alguma taxa de entrada a ser paga, e ela varia muito.
 |
| Cenote Aberto - Imagem tirada da internet |
 |
| Cenote Semi-Aberto - Imagem tirada da internet |
Aqui vou contar sobre os (poucos)
cenotes que conhecemos, mas em breve quero fazer um post com mais cenotes, para
mostrá-los melhor.
· Cenotes
Sac Actún: Ficam na mesma estradinha (de terra) do mais famoso, o Cenote dos
Ojos, e é mais barato, lindo e menos visitado. O nome é no plural, pois são
2 cenotes na mesma propriedade, um é semiaberto e o outro fechado.
 |
| Cenotes Sac Actún - Cenote Semi-aberto |
Nós
demos (muita) sorte de sermos os únicos na nossa visita, ou seja, foi um tour
no cenote mais lindo que vimos só nós 2 e o guia, que era uma simpatia só.
O primeiro cenote
visitado foi o semi-aberto, é pequeno e bem lindinho. Ali o guia explica mais sobre a formação dos cenotes, conta que a água dos cenotes é rica em Cálcio, o que, provavelmente, fazia com os Maias fossem mais baixos do que a média, fala dos rituais Maias que eram feitos nos cenotes, é bem legal de ouvir.
Depois fomos ao cenote fechado, que é
iluminado por luzes artificiais. Em alguns trechos o guia apaga a lanterna e o
breu é completo, você não enxerga nadinha! É bem legal. Alias, se você for
claustrofóbico ou tiver medo do escuro completo, avise seu guia.
Lá você pode alugar roupa de Neoprene
(pois nos cenotes a água é sempre bem geladinha), que é paga à parte, se não me
engano, 5 dólares para cada um. E a máscara com snorkel, o colete salva-vidas e
o guia estão incluídos no “pacote”, que era algo em torno de 450 pesos mexicanos.
· Casa
Cenote: Esse cenote não estava no nosso roteiro, nós estávamos prontos para
nadar com as tartarugas na praia de Akkumal, mas o guia do Cenote Sac Actún nos
avisou que isso deveria ter sido feito mais cedo, como já era
umas 10h quando saímos de lá, ele nos recomendou
ir ao Casa Cenote e depois a um outro Cenote que não lembro
o nome!! Vou lembrar e atualizo aqui!!
 |
| Casa Cenote - foto tirada de dentro do cenote |
O
Casa Cenote é um cenote aberto, ou seja, o sol bate direto nele, é como uma
lagoa de coloração bem verde turquesa e quando você olha por baixo da água vê as pedras e os peixinhos nadando
pertinho de você (parece pertinho, mas é bem fundo na verdade). A água é salobra, pois há uma
fenda que dá acesso ao oceano.
Lá
você aluga a máscara com snorkel, o colete salva vidas e o serviço do guia só
se você quiser, se não, paga apenas para entrar.
Recomendo
muito contratar um guia para este passeio! A nossa guia nos
levou até um ponto de mangue do cenote e nos disse que dali só era possível
passar para o outro lado mergulhando e ela nos ensinou a mergulhar, é uma
profundidade de mais de 1 metro, você passa por baixo de umas pedras enormes, é
bem legal, e ela te ajuda se for preciso. Mas você só vai se quiser, claro.
No
Cenote Casa há um bebê mascote, o Panchito, um bebe crocodilo (own...que fofinho
né?! SQN!! haha). A guia nos disse que ele é acostumado com o fluxo de pessoas
e que nunca atacou ninguém, mas ficamos bastante assustados com a possibilidade
de ele não ir com a nossa cara! hahaha. Para a noooossa alegria, ele estava
numa pedra tomando sol e não dentro da água. Ele é pequeno, mas assusta!rs.
 |
| Casa Cenote |
Depois
dessa aventura ainda há outra parte para fazer mais um mergulho, que é mais
profundo que o primeiro, por baixo de raízes dos mangues, ele te leva de volta a parte inicial do cenote. É muito legal! E ela
também ajuda se for preciso.
Depois
do tour a guia nos deixou nadando na parte inicial, você pode
ficar ali quanto tempo quiser. Não lembro dos valores, mas era barato,
algo em torno de 300 pesos mexicanos cada um.
Bem
na frente do cenote, na praia, há um restaurante onde almoçamos. Não era nada
espetacular, mas era bom e barato. É o único por alí, não tem como errar...rs. Chama Casa Cenote Restaurante.
 |
| Praia na frente do Casa Cenote |
· Cenote que não lembro o nome!!: É uma lagoa e no
centro dela há um cenote, é um cenote aberto, é bem interessante. Esse lugar é frequentado pelos
locais, não havia turistas por lá e isso foi bem legal de vivenciar. A água não
era tão gelada e a lagoa bem rasinha. Muito legal, mas não era tão bonito
quanto os demais cenotes.
 |
| Cenote que não lembro o nome =/ |
Parques naturais
X-Caret:
Eu
li muito sobre os parques de Cancún, Playa del Carmen e Isla Mujeres, e logo
percebi que não era a nossa pegada, mas eu sou o que? Teimosa!! E decidi que queria ir em
pelo menos 1 parque pra conhecer.
Escolhi o X-Caret, o mais famoso, o
mais caro e o maior parque. Não posso dizer que não gostei, é bem legal, mas sou
contra algumas políticas do parque e gosto de poder dizer que fui e conheci, mesmo não sendo muito a minha cara. Vou listar os prós e contras:
Prós:
- Tem buffet de almoço incluído no valor,
você come a vontade e tem uma variedade enorme de comidas.
- Tem animais silvestres que são mantidos
lá, é quase um mini zoológico.
- Os rios subterrâneos são bem seguros, na
maior parte do tempo “dão pé” e tem profissionais salva vidas espalhados.
- O
parque é muito seguro, tem seguranças, salva vidas, o chão é cimentado na maior parte, tem placas sinalizadoras pra tudo.
- Você passa o dia
todo lá tranquilamente, e tem até ingressos de mais de 1 dia, para que você possa
aproveitar melhor todas as atrações do parque.
- Tem um espetáculo no final do dia que
vai até umas 22h (começa umas 20h) que vale muito à pena esperar pra ver. Ele conta a
história do povo Maia e fala das diferentes regiões do México, os tipos de
música, dança e costumes de cada região. É lindo.
- Tem um elevador giratório com vista
panorâmica. É legal, bem tranquilo, não chega a dar medo, mas a vista nem é tão
espetacular assim.
- Tem praia, rios subterrâneos,
restaurantes, lojas, animais silvestres, espetáculo noturno, um elevador
giratório com vista panorâmica, tudo no mesmo lugar, sem grandes deslocamentos.
- Lá você pode nadar com golfinhos,
arraias, tubarões (se não me engano), e outros animais marinhos, é tudo
pago à parte, em dólar americano
 |
| Flamingos do parque X-Caret |
Contras:
- A comida do buffet que está incluída no
ingresso não chega a ser ruim, mas é uma comida meio sem sabor.
Já a comida dos restaurantes que são pagos a parte dentro do parque são bem gostosas, mas são
caras.
- Tem restaurantes e bares espalhados pelo parque, além do de almoço que está incluído no ingresso, a comida nesses lugares é bem gostosa, mas também são caras.
-
É meio cheio de crianças, pode incomodar um pouco;
- Tem animais silvestres mantidos em
cativeiro. Por mais que eles estejam acostumados com o cativeiro e que não se
adaptariam mais na natureza, eu não aguento ver animais presos em locais pequenos.
Pela estrutura do parque, acredito mesmo que eles estejam sendo bem cuidados
lá, mas não é algo que me agrade.
- Os rios subterrâneos são seguros demais
e rasos demais, não tem muita graça, você fica só flutuando com o colete salva vidas deixando a água te levar. Nós fizemos os 3 trajetos possíveis de rios e sobrou tempo ainda.
- O espetáculo/show é realmente lindo, mas
em alguns momentos eles usam animais e eu sou super contra, se tirassem os animais do show eu daria nota 10.
- É tudo muito artificial, uma mega
produção, semelhante a um parque da Disney. Chama a atenção pela beleza e pelo tamanho, mas parece um pouco falso. Eu prefiro ver os animais no habitat natural deles,
aves voando, peixes nos rios e cenotes naturais, fazer trilhas de verdade,
enfim, não aprovo ter uma estrutura desse porte numa área com tanta natureza
e belezas naturais, mas por outro lado, pelo menos eles preservam parte da
natureza ao invés de degradá-la apenas.
- Sobre nadar com golfinhos ou outros
animais marinhos: sou absolutamente contra, prefiro nunca nadar com um animal, mas
saber que ele está livre no mar. Esses animais são presos em cativeiro e
obrigados a nadar o dia inteiro com seres humanos desconhecidos, além de fazer
truques para eles, por melhor tratados que sejam, não consigo achar isso normal.
- É caro! O valor que você paga para entrar (130 dólares americanos) dá pra conhecer muuuuitos cenotes.
Protetor biodegradável:
no site dos parques da rede do X-Caret (Xel-há, Xplor, Xences e X-Caret) eles
dizem que é obrigatório o uso de protetor solar biodegradável, para não poluir
as águas. Nós compramos numa farmácia por lá (vende em toda farmácia) e achamos
ótimo, era o mesmo preço de um protetor normal. Mas quando chegamos no parque, percebemos que todo mundo usava protetores normais, sem que fossem advertidos por isso. De qualquer modo, acho bom usar o biodegradável
sempre, já que podemos evitar alguns danos ao meio ambiente, né?
Ingressos:
Caso você decida ir, compre os ingressos pelo site com antecedência e já leve
as entradas impressas (ou imprima por lá), para conseguir desconto.
Minha opinião: Eu achei legal pra poder dizer que
conheci, mas não voltaria. Com o valor do ingresso, eu conheceria
vários cenotes e comeria muitos burritos. haha. A sensação que ficou de lá é de ser tudo muito artificial, mesmo os rios e as praias sendo naturais, eles criaram um estrutura gigantesca. Me entristece ver animais em cativeiro também, por mais que eles sejam bem cuidados.
Onde
comer em Playa del Carmen:
·
El
Sangha-Rito: esse restaurante é bem simples (mesmo!), fica na
Avenida C.T.M.. Os sucos e as comidinhas deles são realmente gostosos, além de
super barato. Como esse lugar era do lado da nossa acomodação, comemos lá umas
3 vezes. Parece comida caseira. eu indico pra gastar pouco e comer bastante.
Endereço:
MZA 58 LTE 5, Avenida C.T.M 5, Zazil-ha, Luis Donaldo Colosio, 77720 Playa del
Carmen, Q.R., México
RUÍNAS
DE TULUM
 |
| Vista área das ruínas de Tulum - Imagem tirada da internet |
Fomos nas ruínas de Tulum de carro, dá 40
minutos de carro saindo de Playa del Carmen. Não nos hospedamos por lá e não
conhecemos a cidade de Tulum.
Num mesmo dia conhecemos as ruínas de Tulum e mais 3 cenotes (os 3 que mostrei aqui em cima).
Chegamos antes das 8 horas da manhã por
lá e estávamos com fome. Pedimos um café da manhã em um dos restaurantes do
estacionamento (são todos beeem simples), achando que viria um café e um ovo mexido, mas não... veio
arroz, feijão, tortilhas, pão, ovo mexido com presunto e queijo, suco e café preto.
Comemos tudo, estava delicioso, mas pensa na preguiça que deu já logo cedo de
caminhar pelas ruínas com as barriguinhas pesadas daquele jeito! rsrsrs. Só pra constar, os restaurantes e a comida são bem simples por ali, não espere nenhum requinte, mas a comida estava saborosa (ou a gente tava com fome...rs).
 |
| Café da manhã leve em Tulum! SQN! |
No estacionamento há várias lojinhas, de roupas e de artesanatos. Nada chamou muito a atenção, é tudo bem simples. No caminho até as ruínas tem mais lojas, maiores, mas um pouco caras. Tem também um letreiro de Tulum.
As ruínas de Tulum não
impressionaram tanto quanto as demais que conhecemos, pois são baixas e ocupam um espaço pequeno. Mas a praia que está atrás da
ruínas é a mais linda que eu já vi. Não chegamos a entrar, pois logo em seguida
iríamos conhecer cenotes, mas pode entrar se quiser (há épocas onde a praia
fica fechada para a reprodução de tartarugas).
 |
| Praia das ruínas de Tulum |
 |
| Ruínas de Tulum |
A seguir falo de Valladolid, cidadezinha
encantadora que passamos uma noite para conhecer 2 sítios arqueológicos Maias.